Esta mandala aromática foi feita hoje por estudantes de Agroecologias e moradores de um Assentamento Rural, no Distrito Federal. Multiplicar práticas de plantios aromáticos para resgatar suas tradições de uso culinário e medicinal fazem parte deste desejo de manter viva a tradição e o hábito de passar de geração a geração, de mãos em mãos, estas plantas maravilhosas e milenares. A ideia é que possam servir de matrizes para que cada família faça depois o seu cantinho de cheiro. Além das aromáticas estão plantadas hortaliças e sementes de capim rosário.
Segue o que foi plantado: arruda, alecrim, losna, sálvia, orégano, poejo, mastruz, hortelã levante, alface, salsa, cebolinha e sementes de conta de lágrima. O formato circular otimiza pequenos espaços e a autonomia é um dos grandes objetivos desta proposta, autonomia em buscar conhecimentos teóricos e principalmente práticos, autonomia no manejo, uso e multiplicação dessas e outras tantas espécies vegetais.
Gratidão ao povo, à terra, ao compartilhamento desses elementos, aos céus que têm dado um clima úmido , molhando nossas terras que somos guardiães e nossos corações que se regozijam com esses trocares todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário